Blog

Confira o resumo do segundo dia do Programa de Experiência Profissional (PEP)

O segundo dia do Programa de Experiência Profissional (PEP) começou com visita ao escritório parceiro Pinheiro de Sant’Anna & Advogados Associados. O grupo foi recebido pelo sócio Igor Pinheiro de Sant’Anna, que compartilhou detalhes de sua trajetória profissional, como iniciou o escritório ainda no primeiro após a graduação em Direito e como conquistou o espaço físico que os abriga até hoje. O advogado ressaltou ainda a importância da gestão e do marketing para a consolidação da banca no mercado.

Igor reforçou ainda as particularidades da área jurídica, que exige longos anos de dedicação.  “Não se pode ter pressa na advocacia, pois essa é uma carreira que precisa ser construída. É importante que você saiba exatamente o que quer fazer e não desista fácil. Não desista em seis meses, não desista em um ano. Estabeleça um plano: vou trabalhar em um escritório e depois montar o meu. Ou vou trabalhar em um escritório e depois me tornar sócio. É fundamental pensar bem no que você planeja para os próximos anos e ir em frente”, destacou.

História inspiradora

O segundo bate-papo do dia ficou por conta do empresário Marcelo Munhão, que compartilhou com os peppers detalhes de sua história de 30 anos à frente da Central Contábil, uma das maiores empresas de contabilidade do Espírito Santo. Ética no meio corporativo, responsabilidade civil e boas práticas nos negócios foram alguns dos pontos abordados por Marcelo.

Custódia

Em seguida, foi a vez do advogado criminalista e ex-participante do 1º Programa de Experiência Profissional (PEP) Roberto Bayerl comandar uma apresentação sobre audiências de custódia. Atuando como assessor jurídico da Secretaria de Justiça, o jovem falou sobre sua experiência em audiências de custódia. Deu várias dicas aos peppers como a importância de conhecer os pontos de vista dos juízes sob diversos aspectos, pontualidade nas audiências, check list de documentos e a importância da proatividade um advogado. Bayerl lembrou sua trajetória depois do PEP: “O programa ajudou a me encontrar na carreira, antes eu não sabia o que fazer, ficava perdido, e o PEP colocou luz sobre a direção que eu queria seguir.”

Carreira Federal

Os participantes então foram conduzidos ao Ministério Público Federal, onde foram recebidos pelo procurador Alexandre Senra. Os peppers fizeram uma breve apresentação profissional ao procurador e, em seguida, Alexandre falou sobre sua experiência e trajetória na carreira Federal e os principais desafios que enfrentou. Contextualizou ainda o alocamento do MPF dentro da magistratura federal. A visita ao Ministério contou ainda com a participação da servidora Laiz Melo, recém-aprovada no concurso para Procuradora da República. Laiz compartilhou sua trajetória de estudos para concursos e os desafios que envolvem a preparação.

Ordem dos Advogados

Para finalizar o dia, os jovens se dirigiram à tão esperada visita à seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES). No local, foram recebidos com entusiasmo pelo presidente José Carlos Rizk Filho, que parabenizou os novos advogados e reforçou a importância da persistência na advocacia: “Os primeiros anos são difíceis, é necessário ter paciência”.

A conversa seguiu de forma bem descontraída e didática, de forma que Rizk brincou dizendo que “isso (o PEP) me causa um pouco de inveja, pois é algo que precisa ser realizado pela Ordem”. O presidente ressaltou sua admiração pela inciativa para apresentar aos advogados qual o caminho do futuro após o registro na OAB. A advogada Bárbara Nespoli, presidente da Comissão da Jovem Advocacia, também fez uma fala de boas-vindas e parabenizou o PEP. “Quero fazer parte da próxima turma”, brincou.

Nosso sócio, Jovacy Peter Filho, frisou que a OAB é uma rede social de apoio ao advogado: “Nós somos muitas vezes a última trincheira das pessoas que nos procuram”. Para encerrar, os participantes foram conduzidos por Rizk para conhecer as dependências da OAB, inclusive a sala da presidência.

 

Confira todos os registros do segundo dia do 2º Programa de Experiência Profissional:

Newsletter
Conheça o nosso Programa de Experiência Profissional, uma imersão de curta duração em advocacia criminal voltada para jovens advogados. Próxima turma com início em 15 de janeiro de 2018.
Programa
Chegamos a São Paulo
Nosso escritório cresceu, com uma filial na capital paulista. O novo espaço vem somar em nossos atendimentos a clientes de todo o país.

Faça-nos uma visita!

Rua Pamplona, 518, Ed. China Trade Center, 1º andar, Jardim Paulista
São Paulo/SP
CEP: 01.405-000
Tel: (11) 3253-0888