Blog

2PEP: Veja como foi o primeiro dia do Programa de Experiência Profissional do escritório

Começou! A sede do nosso escritório, em Vitória (ES), abriu as portas nesta segunda-feira, 11, para receber os dez jovens advogados selecionados para a segunda edição do Programa de Experiência Profissional (PEP).

As boas-vindas foram feitas pelos sócios e demais integrantes da banca, que aproveitaram a manhã para falar brevemente sobre suas trajetórias profissionais e principais atividades desenvolvidas no escritório. Em seguida foi a vez de cada participante se apresentar e contar suas expectativas para as duas semanas de imersão na profissão. A programação da manhã seguiu com um bate-papo introdutório sobre os assuntos que serão abordados nos próximos dias.

Gestão na advocacia

No início da tarde os peppers foram recebidos com um bate-papo sobre um dos temas mais relevantes para todos que pensam em abrir um escritório de advocacia: Gestão. O consultor Eduardo Tenório, gestor de nosso escritório e diretor da Duolinea Consultoria, falou sobre a importância do planejamento estratégico e de uma sólida filosofia institucional (Missão, Visão e Valores) para que um escritório crie uma proposta de valor para seus clientes.

O consultor apresentou ainda organogramas funcionais para a gestão na advocacia, mostrando aos novos advogados a importância do acompanhamento e controle de fatores pertinentes e que por vezes são deixados em segundo plano, como as despesas básicas envolvidas no negócio.

Na segunda parte do bate-papo, o contador Juarez Lucas, à frente da JL Assessoria e Consultoria Financeira e Contábil, compartilhou com os peppers informações importantes com relação à formalização de um escritório do ponto de vista contábil; e explanou questões que vão desde o registro do nome do escritório até a escrituração fiscal, os impostos e a contabilidade no dia a dia da advocacia.

 

Ética como um bom negócio

Seguindo a programação, o terceiro bate-papo do dia foi com Jovacy Peter, palestrante, escritor e sócio-fundador de Peter Filho, Sodré & Rebouças, que trouxe para a arena do PEP o tema “Ética como bom negócio”. Ética corporativa, inovação e integridade foram as palavras de ordem da fala do advogado.

“Estamos vivendo uma era de tempos líquidos, onde o maior ativo de mercado dos próximos anos não será o conhecimento tecnológico, mas o quanto o negócio ou o profissional consegue entregar de confiança”, afirmou. Para finalizar, Jovacy citou os recursos que, se bem aplicados, podem ser fundamentais para inspirar e encantar pessoas em qualquer tipo de empresa e negócio.

 

Enfrentando o início da carreira

Encerrando o dia, os advogados Cássio Rebouças e Walter Ferreira Júnior, ambos sócios da banca, trouxeram insigths sobre suas experiências pessoais no início da carreira na advocacia. Cássio compartilhou com os peppers os percalços enfrentados no início da carreira e a determinação que o profissional precisa ter para conquistar os melhores resultados e começar a construir uma autoridade na área.

Já Walter relembrou os aprendizados que conquistou antes e depois do seu primeiro escritório, as lições que tirou de erros comuns aos iniciantes na área e as questões envolvidas na instituição de uma sociedade jurídica. A dupla encerrou o dia falando ao grupo sobre a importância de encarar desafios, como saber quando e de que forma dar um passo à frente e a importância de ter valores profissionais bem definidos.

 

 

Confira todos os registros do primeiro dia do 2º Programa de Experiência Profissional:

Newsletter
Conheça o nosso Programa de Experiência Profissional, uma imersão de curta duração em advocacia criminal voltada para jovens advogados. Próxima turma com início em 15 de janeiro de 2018.
Programa
Chegamos a São Paulo
Nosso escritório cresceu, com uma filial na capital paulista. O novo espaço vem somar em nossos atendimentos a clientes de todo o país.

Faça-nos uma visita!

Rua Pamplona, 518, Ed. China Trade Center, 1º andar, Jardim Paulista
São Paulo/SP
CEP: 01.405-000
Tel: (11) 3253-0888